Você está aqui

CISSUL SAMU participa da 3ª Mostra de Oficinas dos Serviços de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

Aconteceu hoje, a 3ª Mostra de Oficinas dos Serviços de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

Na ocasião, o CISSUL SAMU esteve representado pelo Gerente de Logística, Júlio César Reis que na solenidade de abertura fez questão de enfatizar a missão em comum das duas instituições, que é SALVAR VIDAS, cada uma a sua maneira. Destacou a importância da interação dos profissionais de saúde com os pacientes, com todos os que necessitam de atenção e dedicação. Júlio fez questão de citar uma frase exposta em um cartaz nos corredores da Mostra que dizia, “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”, para frisar o dever de cada colaborador da área da saúde para com todo e qualquer cidadão.

O evento que acontece anualmente tem o objetivo de mostrar os trabalhos dos usuários de saúde mental produzidos nas oficinas terapêuticas dos serviços de saúde mental dos municípios que se encontram sob jurisdição da SRS de Varginha, como Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, Centros de Convivência, dentre outros.

As oficinas terapêuticas abrangem diversos setores, como artesanato, música, pintura, atividades físicas, horta de verduras, teatro. As atividades promovem e despertam as potencialidades dos usuários de saúde mental, valorizam suas habilidades, desenvolvem suas interações com o meio ambiente e com a sociedade, permitem a convivência, o gosto pela arte, auxiliando no tratamento e na melhora da qualidade de vida. A proposta da SRS é valorizar e promover as oficinas como a “arte de reinventar a vida”.

Agradecemos ao Sr. Tarcísio Luiz de Abreu, Superintendente Regional de Saúde, a Sra. Maria de Lourdes Orozimbo e Poliana Pereira, servidoras da Referência Técnica de Saúde Mental e a Sra. Mirtis de Fatima Mendonça Valério, servidora da SRS de Varginha pela acolhida, confiança e parceria. É um orgulho para o CISSUL SAMU contribuir para a continuidade de um trabalho que tem uma importância fundamental para o setor de saúde da nossa região.

 

Rejane Venga
Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU 192