Você está aqui

GESTORES DO CISRUN REALIZAM VISITAS TÉCNICAS NO CISSUL SAMU E NO BATALHÃO DE OPERAÇÕES ÁREAS DO CORPO DE BOMBEIROS.

Os gestores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas – CISRUN, com sede em Montes Claros/MG, estiveram hoje na sede do CISSUL SAMU para uma visita técnica. O Coordenador Técnico Médico, Dr. Antônio Cedrin Filho, o Auxiliar de Logística Sr. José Ênio  dos Santos e o Coordenador de Farmácia e Almoxarifado, Sr. Márcio Souza Vasconcelos foram recepcionados pelo Secretário Executivo do Consórcio, Sr. Jovane Ernesto Constantini, pelo Gerente de Logística, Sr. Júlio César Reis e pelo Coordenador Médico, Dr. José Sérgio Tavela Junior. 

O objetivo da visita foi compreender melhor a logística de funcionamento do serviço de urgência e emergência através do Aeromédico Avançado de Vida. O CISRUN lançou no último dia 27, edital para o processo interno de seleção de profissionais para atuarem nesse serviço.

Eles estiveram na sede do BOA – Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, onde foram recebidos pelo Diretor Clínico do CISSUL SAMU e médico do Serviço Aeromédico ARCANJO, Dr. José Fábio Capozzi.

O atendimento através da aeronave ARCANJO está em funcionamento no Sul de Minas Gerais desde o dia 28 de abril de 2016. O serviço, que é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o CISSUL SAMU já realizou mais de 300 atendimentos de urgência de alta complexidade, com necessidade da intervenção do transporte aéreo. 

A utilização desse tipo de resgate tem como objetivo principal a redução do tempo resposta no socorro às vitimas, o encaminhamento de pacientes em estado grave para hospitais de referência na região do Sul de Minas.

Além do atendimento pré-hospitalar em casos de urgências graves, o transporte aeromédico também atua na logística de captação de órgãos e em ocorrências específicas do Corpo de Bombeiros.

Funcionando de segunda a segunda, com uma equipe altamente qualificada, com treinamento especializado para fornecer todos os tipos de atendimento, o helicóptero modelo Esquilo AS 350 B2 tem capacidade para transportar em cada atendimento, 06 profissionais, entre eles, por parte do SAMU, 01 médico e 01 enfermeiro, e, pelo Corpo de Bombeiros, 01 piloto, 01 co-piloto e 02 tripulantes. E para realizar os atendimentos de urgência, a aeronave Arcanjo possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) completa.

A entrega do helicóptero foi marco na história da saúde do Sul de Minas, que é uma região que apresenta uma distância significativa entre as cidades e o uso da aeronave diminui em muito o tempo de resposta de atendimento e deslocamento dos pacientes para tratamento definitivo. 

O CISSUL SAMU deseja sucesso ao CISRUN com a inclusão do serviço aeromédico que tem grande importância para cumprirmos com mais eficiência e qualidade a nossa missão que é SALVAR VIDAS!

 

Rejane Venga
Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU